Bater na tecla das horrendas vendas da edição 2013 de Pro Evolution Soccer é besteira. Todos já sabem que embora o jogo tenha melhorado em comparação as suas últimas três edições, a franquia de futebol da Konami está morta e enterrada na Europa, berço de ao menos 60% dos lucros para franquias de futebol no videogame.
Hoje, ainda mantém as ligas da Espanha, França e Itália licenciadas mas sabe que a EA trabalha duro para também exercer a exclusividade sobre essas competições. No futuro próximo, a Konami terá de se contentar com ligas menores e mesmo as Série A e B do Brasil deverão migrar exclusivamente para as mãos da produtora de Vancouver.
UEFA Champions League, Copa Bridgestone Libertadores e AFC Champions League deverão ser as únicas posses de grande valia de Pro Evolution Soccer.
A entrevista a seguir (dividida em 3 partes pois é muito longa) é com o sócio-fundador da Kontakt:Evolution, Alain Toinard. Poucas pessoas tiveram trânsito tão livre na Europa junto as pessoas responsáveis pela produção de PES, e pela entrevista, conseguimos entender a razão da queda da franquia na Europa e o quão tenebroso é o futuro de Pro Evolution Soccer se na Europa e por consequência no resto do mundo, o manche não mudar de mãos o mais rápido o possível.
Paulo de Raiss: Você se afastou de Pro Evolution Soccer nos últimos dois anos, qual a razão?
Alain Toinard: (Pensativo) Sou fã dos jogos da Konami desde ISS Deluxe então não foi um rompimento fácil. Mas definitivamente não dá para “trabalhar” para Jon Murphy e seus asseclas. Produzir centenas de Patches, Option Files, Competições de PES e jamais receber reconhecimento, não financeiro, mas como voz da comunidade fã e consumidora de Pro Evolution Soccer aqui na França e na Europa.
A Konami sabe que os fãs de PES são diferentes dos fãs de FIFA. Na cabeça deles é assim: se tiver caviar eles comerão, mas se dermos uma baguete requentada eles também aceitarão. Fã de PES é quase religioso enquanto o de FIFA vai pelo excesso de mídia que a EA explora. FIFA é melhor sem dúvida, mas a diferença não é tão grande e abismal assim. Será a partir de FIFA 15.
A diferença está na arte final, no polimento do jogo. Mas no Japão eles trabalham em cima do que recebem do ocidente e quem trabalha o PES no ocidente está longe de ser honesto e profissional.
Organizamos mais de 40 torneios de PES nos últimos 5 anos em 7 países da Europa. Pagamos boas premiações em dinheiro ou com consoles, jogos, produtos oficiais dos clubes e souvenirs via esses torneios. Sem uma única ajuda ou um único obrigado da Konami Europa. Pelo contrário. E é preciso lembrar que a Konami Europa ou a Konami Americas quando se trata de PES são coisas diferentes. Os japoneses produzem o jogo baseado no que colhem dos “scouts” de Jon Murphy e Erik Bladinieres por exemplo.
Paulo de Raiss: E a função criativa de Kei Masuda?
Alain Toinard: Com todo o respeito? Japonês não sabe nada de futebol. Nada, coisa nenhuma. O futebol de hoje é diferente do de 2005 por exemplo. Hoje o futebol é o das redes sociais, do tempo real. Jogadores, dirigentes, marqueteiros, todos devem estar próximos dos consumidores e dando-lhes o que eles querem. Isso não existe na Konami. Jon Murphy seria a peça chave na construção de um jogo melhor, mas é impossível esperar isso dele. Ele é incompetente e arrogante. Criou um grupo de “amigos” a sua volta na Inglaterra formado por blogs “amigos” e paga a eles para espalhar o que é a vontade e opinião dele.
A Konami erra em seus country-managers, erra na polarização de opinião e criação focada no Japão. Erra ao negociar o licenciamento das ligas, trabalho hoje diretamente com a Federação Francesa de Futebol e com a equipe de marketing da Ligue 1 e Ligue 2 e sei qual é o Modus-Operandi da Konami ao negociar essas licenças, a Konami levou uma porta na cara da Bundesliga em 2010 pelo seu amadorismo, e o alemão reconhecidamente não tolera isso.
A Konami perdeu a Bundesliga por meros 180 mil euros e uma abordagem ridícula. Quando soube das negociações Konami/Bundesliga achei que fosse piada ou intriga de opositores mas tive acesso aos documentos que a Konami apresentou a Bundesliga. É patético!
Paulo de Raiss: A mudança para Windsor não poderia ajudar a aproximar a Konami da realidade do futebol de hoje?
Alain Toinard: Com o Murphy a frente? Poderia ser no Alasca, na Sibéria… a Konami mudou o HQ de Frankfurt para Windsor para pagar menos impostos, nada mais do que isso. O resto é conversa fiada. O Adam Bhatti foi lançado aos tubarões enquanto o Jon Murphy viaja de Classe Executiva fingindo que está trabalhando duro, mas o Adam também decepcionou muita gente.
Paulo de Raiss: Primeiro o Adam Bhatti deu escreveu editorial AQUI descendo a lenha na Konami e em Pro Evolution Soccer. Depois, virou Community Manager e braço direito do Murphy. O que realmente aconteceu?
Alain Toinard: O WENB semprei foi meio que porta-voz da Konami na Europa, sempre recebeu dinheiro através do Murphy para espalhar as “boas novas” que eram do interesse da equipe do Pro Evolution Soccer aqui na Europa.
Querendo ou não, muitos se guiavam através do WENB. Quanto a decisão do Bhatti de voltar atrás de tudo o que ele falou e escreveu, bem, caráter é algo de que eu não abro mão e costumo não esquecer o que eu falo. Mudar sua opinião é natural, vender a sua é outra.
Primeiro ele declara a morte do jogo após saber que a vontade da maioria na Konami é hibernar o jogo após 2015. Depois “esquece” o que falou e promete os céus, odaliscas e um banquete celestial para quem comprar PES 2014. Notadamente ele mergulhou no hype e está encantado com tudo acreditando que realmente ser um Community Manager é grande coisa.
PS: Alain recusou o emprego em 2011 quando foi chamado ao número 23 da rue Cambon, escritório da Konami em Paris, para exercer o mesmo cargo dado ao Adam Bhatti.
Paulo de Raiss: Você teve acesso a bastante conteúdo de PES 2014. Qual é a data de lançamento da primeira demo e o que mais lhe chamou a atenção no jogo?
Alain Toinard: A data limite é a E3 mas acho que a 1ª demo chegará antes. Em relação a jogabilidade, ele é muitíssima parecida com FIFA 11 ou FIFA 12. Foram corrigidos pontos e falhas estratégicas mas quatro minutos de gameplay não é o suficiente para julgar o produto. Será sem dúvida, sem sombra alguma um jogo muito superior a Pro Evolution Soccer 2012 ou Pro Evolution Soccer 2013. O jogo irá desagradar fãs hardcore adeptos de um estilo mais Arcade poisPES 2014 é estritamente um simulador de futebol.
Haverá acusações de cópia escancarada do estilo FIFA mas quem liga além dos fãs já mencionados?
Paulo de Raiss: Para finalizar essa nossa primeira parte da entrevista, a AFC pagou a Konami pela inclusão dela no jogo?
Alain Toinard: São boatos bastante fortes. A Konami não tem dinheiro hoje para pagar por licenças caras, mesmo a da AFC não sendo das mais custosas. O que sei até o momento é que tanto os jogadores da Libertadores quanto os da AFC não constarão na lista de negociáveis da Master League Online. Não será possível jogar com o Sydney FC, ou com o Al-Gharafa tanto quanto com o Boca Juniors contra as equipes europeias nos modos exibição ou MLO.
Não vejo sentido nenhum nisso mas estupidez não é algo tratado com uma injeção intramuscular na farmácia mais próxima.
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A segunda parte será publicada na noite de 09/05 e a terceira e última no dia 10. Até a próxima segunda-feira: 13 de Maio, temos 27 posts para publicar, os sorteios dos prêmios aos ASSINANTES, novos patches, option files e apps para iPhone, iPad e Android além de mais algumas surpresas.
Também será aberta a pré-venda de PES 2014 com 30% de desconto nas versões XBOX 360 e PS3 para os ASSINANTES. O pagamento poderá ser parcelado em até 6X s/ juros no cartão.
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